terça-feira, 12 de julho de 2011

grandes descobertas

 
           


       Grandes descobertas da física

            De onde viemos? Como houve gente que tentou responder essa pergunta, ainda hoje misteriosa. Já olharam para o céu, já mergulharam na matéria. As maiores descobertas vieram da evolução ou da junção de idéias geniais. Ou, como disse Isaac Newton: “Eu vi mais longe que os outros , mas porque estou sentado no ombro de gigantes”.
                          
1543 - Heliocentrismo
Em 300 a.C., o grego Aristarco de Samos já defendia que a Terra girava em torno do Sol. Mas até 1543 ninguém tinha provado isso como conseguiu o astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), com base matemática. Mesmo assim, mais de um século se passou para se aceitar a teoria de que a Terra não era o centro do Universo.
1618 - 3ª Lei de Kepler
Um dos poucos defensores de Copérnico, o alemão Johannes Kepler (1571-1630) acabou melhorando o estudo. Descobriu que, quanto mais perto um planeta estivesse do Sol, maior a velocidade de sua órbita. Segundo ele, um astro podia afetar outro sem que eles sequer se tocassem. O problema era: como? A resposta só veio anos mais tarde.
1686 - Teoria da gravitação
Ele de novo. O físico inglês Isaac Newton descobriu que existe uma força estranha de atração por trás da matéria. E que a força que mantém os planetas presos ao Sol não tinha como ser outra: era a que gruda nossos pés no chão. Chamou a força de gravitas (peso).
1803 - Teoria atômica
Que o mundo é feito de pequenos pedaços de matéria, o grego Demócrito já sabia em 400 a.C. Mas foi o químico inglês John Dalton (1766-1844) quem melhorou a teoria. Ele viu que os gases de uma mistura se comportavam de formas distintas e concluiu que eram formados por átomos diferentes. Os tijolinhos de matéria entravam para a ciência.
1873 - Eletro-magnetismo
O físico escocês James Clerk Maxwell (1831-1879) notou que havia mais que gravidade no Universo. Ele mostrou como funciona a força eletromagnética. Mais tarde, foi provado que ela é a “gravidade dos átomos”: ou seja, a força que mantém os elétrons na órbita dos núcleos atômicos, trilhões e trilhões de vezes mais forte que a gravitacional.
1901 - Os quanta
Se tudo é feito de átomos, a energia também deve ser. Pensando assim, o físico alemão Max Planck (1858-1947) criou a “Teoria dos Quanta”, que mostrava “bolinhas” indivisíveis de energia formando a luz e o calor. Quatro anos depois, provaram que Planck estava certo – e os caminhos para a física nuclear foram trilhados.
1905 - Teoria da Relatividade Especial
O alemão Albert Einstein (1879-1955) mostrou que matéria e energia não estão num cenário estático, feito de espaço e de tempo. Para ele, o tempo é maleável: quanto mais rápido alguém se move, mais devagar caminha pelo tempo. Se você pudesse viajar a 1 bilhão de km/h, veria um século passar em um segundo pela janela do carro.
1916 - Relatividade Geral
A idéia de Einstein deu origem a outra, que provou que a gravidade não é uma força, mas o resultado de uma geometria do espaço e do tempo. Quanto mais massa tem um corpo, mais deforma a geometria. E, maior a deformação, maior a gravidade.
1927 - "A quântica"
Um corpo pode ocupar vários lugares ao mesmo tempo. Hã? É isso mesmo: basta que ele seja pequeno como uma partícula subatômica. O físico alemão Werner Heisenberg (1901-1976) descobriu isso em 1927 e pronto: estava fundada a física quântica. Ela rege o mundo ultramicroscópico, um lugar onde a noção de espaço deixa de fazer sentido: é como se tudo estivesse sempre em todo lugar.
1948 - O Big Bang
infinitesimal, que “explodiu” há 15 bilhões de anos. O evento foi batizado de Big Bang.
Em 1924, o astrônomo americano Edwin Hubble (1889-1953) notou que as galáxias se afastam umas das outras. O físico russo George Gamow (1904-1968) então imaginou que toda a matéria já se reuniu em um ponto  
 fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/grandes-descobertas-fisica-43571

 Big Bang


                   
        
          As leis da física-Leis de Newton
             

Princípio da Inércia ou a Primeira das Leis de Newton

           "Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilínio e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que atue sobre ele, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilínio e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.
            A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia.
Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme. Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade.
            Exemplo da primeira Lei de Newton:
Um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores apenas por Inércia.
Quando os propulsores do foguete são desligados ele continua seu movimento em linha reta e com velocidade constante.

A Força ou a Segunda das Leis de Newton

           "A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força"
Força , em física, qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força é um vetor, o que significa que tem módulo, direção e sentido. Quando várias forças atuam sobre um corpo, elas se somam vetorialmente, para dar lugar a uma força total ou resultante. No Sistema internacional de unidades, a força é medida em newtons.
Um newton (N) é a força que proporciona a um objeto de 100g de massa uma aceleração de 1m/s²
               Exemplo da segunda Lei de Newton:
                 Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente. 
Força - a segunda das leis de Newton
      Princípio da Ação e Reação ou a Terceira das Leis de Newton
       "A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias "
Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as forças exercidas são mútuas.
Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A. A interação entre corpos é regida pelo principio da ação e reação, proposto por Isaac Newton como veremos a seguir:
Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb tal que estas forças:
  • Têm mesma intensidade
  • Têm mesma direção
  • Têm sentidos opostos
  • Têm a mesma natureza
            As chamadas forças de ação e reação não se equilibram, pois estão aplicadas em corpos diferentes.
            Exemplo da terceira lei de Newton:
Para se deslocar, o nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente. Note que as forças do par ação e reação tem as características apresentadas anteriormente.
fonte do texto "as leis de newton":http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/leis-de-newton

A Lei da Gravitação Universal


             lei da gravitação universal foi formulada pelo físico Isaac Newton. Conforme diz a lenda, uma maçã caiu sobre sua cabeça e, portanto observou que a maçã caiu por algum motivo, e este motivo seria que alguém estaria “puxando” ela, este alguém seria a terra. Mas ele foi mais além desse pensamento, e sugeriu que os corpos se atraem, ou seja, não somente a Terra atrai a maçã, mas atrai todos os corpos do universo. E não é somente a Terra que atrai todos os corpos do universo, mas todos os corpos do universo que possui massa atraem outros corpos que também possuem massa.
Portanto Newton concluiu:
              “Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.
Vamos analisar o que Newton disse:
Considere duas massas, m1 e m2 a uma distância r uma da outra, conforme a figura abaixo:
               Note que as forças de atração gravitacional entre os corpos são de mesma intensidade, mesma direção, mas de sentidos opostos.
Sendo r a distância entre elas, a expressão do modulo da força de atração gravitacional é:
               Onde G é a constante da gravitação universal, cujo valor determinado experimentalmente é:
G = 6,67 . 10-11 N.m2/kg2
               Essa constante não tem relação com a aceleração da gravidade da Terra. Em cada planeta a aceleração da gravidade é diferente, e, varia no próprio planeta com a latitude e altitude do local do planeta.
                Quando os corpos são extensos, esféricos e a distribuição de sua massa é uniforme, à distância r é medida entre os seus centros, conforme a figura abaixo:






Gravidade 






Um comentário: